Todo dia pela manhã quando levantamos temos um dia inteiro pela frente onde vamos construir a nossa vida. Em cada atitude, cada gesto, palavra e pensamento, nossa realidade vai se formando de acordo com as nossas ações seja para uma vida agradável e próspera ou para uma vida de dificuldades e escassez.
É claro que todo mundo deseja ter uma vida feliz, e investe, pelo menos teoricamente, em tudo aquilo no que acredita estar a felicidade. Porém, nem sempre ela está onde pensamos. mas então onde ela está?
Pra responder essa pergunta a Universidade de Harvard realizou a mais longa pesquisa já feita sobre o ser humano, foram 75 anos acompanhando 725 voluntários desde a adolescência até a velhice para descobrir o que é realmente imprescindível para se construir uma vida feliz. Durante todo esse tempo os voluntários responderam questionários, tiveram seus cérebros escaneados e todos os seus parentes diretos entrevistados, para não restar dúvidas sobre o que devemos fazer.
Das dezenas de milhares de páginas de informação colhidas nessa pesquisa saiu uma mensagem clara e importante: Cuidem bem dos seus relacionamentos!
As conexões sociais são muito importantes para nós, pois as pessoas que estão mais conectadas com a familia, amigos e com a comunidade são mais felizes, são fisicamente mais saudáveis e vivem mais. Em contrapartida a solidão é uma experiência tóxica para o ser humano fazendo a saúde decair, o cérebro se deteriorar e a vida encurtar. Mas não pense que a solidão se define no número de pessoas com quem você se relaciona, mas sim na qualidade dos seus relacionamentos mais próximos.
O que faz um relacionamento ser bom? Certamente relacionamentos bons não tem de ser tranquilos o tempo todo. Eles, em algum momento, têm desentendimentos e até discussões, porém, o aspecto que o define é que há sempre a certeza de se poder contar um com o outro.
Construir e manter bons relacionamentos exige tempo, atenção e cuidado. É uma tarefa para a vida inteira, nunca acaba. Vai exigir que você se esforce, perdoe, releve, reflita, que se desculpe; mas também é diversão, amizade, saúde e felicidade.
Entre tantas responsabilidades da rotina corrida, ao se levantar para começar um novo dia, jamais esqueça dessa lição da vida: uma vida feliz e saudável se constrói com boas relações. Bom dia!
Sandro Neves
Atleta de jiu-jitsu, formado em psicologia clinica pela UFRJ, aplica os ensinamentos da psicologia a pratica de yoga, unindo corpo e mente.